Journal Information
Vol. 7. Issue 4 - 5.
Pages 396-398 (July - October 2001)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 7. Issue 4 - 5.
Pages 396-398 (July - October 2001)
Open Access
Efeito da N-acetilcisteína oral na bronquite crónica: uma revisão sistematizada quantitativa
Visits
9190
C. Stey, J. Steurer, S. Bachmann, T.C. Medici, M.R. Tramèr
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

O papel da N-acetilcesteína (NAC) no tratamento da bronquite crónica não está estabelecido.

Dado que vários estudos foram publicados sobre este assunto, os autores propuseram-se fazer uma revisão sistematizada de alguns desses estudos.

Efectuaram a revisão de ensaios randomizados comparando a NAC oral com placebo em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Foram pesquisados artigos publicados em diversas línguas, em Medline, Embase e Cochrane Library.

Onze artigos envolvendo 2011 doentes preen-cheram os critérios de selecção.

O tratamento com NAC consistia em terapêutica oral de 400 a 600mg por dia sendo a duração superior a 3 meses na maioria dos estudos. Os factores de risco de exacerbação bem como a caracterização da gravidade da DPOC através do estudo funcional não foram avaliados em todos os estudos.

O papel da NAC na redução do número de exacerbações foi avaliado em 9 dos 11 estudos, sendo exacerbação definida como o aumento da tosse, da expectação mucopurulenta e/ou dispneia. Os resultados mostraram que 48,5% dos doentes medicados com NAC (351 de 723) não tiveram exacerbações comparativamente com 31,2% dos doentes sob placebo (229 de 733). O benefício relativo da NAC foi de 1,56.

Em 5 estudos foram usadas escalas de auto-avaliação do tratamento, sendo possível seleccionar os doentes que referiam melhoria dos seus sintomas, o que se verificou em 61,4% dos doentes medicados com NAC (286 de 466) comparativamente a 34,6% dos doentes sob placebo (160 de 462). O benefício relativo da NAC foi de 1,78.

Em relação aos efeitos adversos, 6 estudos relataram queixas gastrointestinais que se repartiram por 68 em 666 (10,2%) dos doentes tratados com NAC, comparativamente a 73 em 671 (10,9%) dos doentes medicados com placebo.

Alguns estudos analisaram outras variáveis. Num estudo com DPOC grave o FEV1 melhorou significativamente nos doentes tratados com NAC, embora o ensaio decorresse em apenas 4 semanas. Noutro, com DPOC ligeira, os doentes recebendo NAC durante 24 semanas mostraram também melhoria significativa do FEV1.

Os autores concluem que em períodos de tratamento de 12-24 semanas a NAC reduz o risco de exacerbações e melhora os sintomas em doentes com DPOC, comparativamente ao placebo e sem aumentar o risco de efeitos secundários.

Os autores interrogam-se este benefício é suficiente para justificar o uso regular a longo termo em todos os doentes com bronquite crónica.

COMENTÁRIO

Há evidência crescente de que a DPOC pode estar relacionada com o aumento do stress oxidativo e inflamatório1.

A NAC pode reduzir o stress oxidativo ao potenciar a produção intracelular de glutatião, que é um dos mais importantes anti-oxidantes celulares.

Tem sido também sugerido que a NAC poderá actuar na adesividade bacteriana, reduzindo a possibilidade de colonização/infecção na DPOC2.

Embora a maioria dos autores admitam que a NAC reduz o número de exacerbações e a queda do FEV1 nos doentes com bronquite crónica, os resultados dos ensaios são pouco precisos e há até mesmo resultados controversos 3,4.

Em relação à meta-análise resumida, os resultados são favoráveis ao uso de NAC mas também passíveis de crítica.

Primeiro, não distingue a eficácia entre doentes com maior ou menor risco de exacerbação e do mesmo modo não foi avaliada a eficácia em relação a diferentes graus de gravidade da DPOC.

Em segundo lugar o parâmetro avaliado exacerbação de DPOC não é consensual como factor major de aceleração da perda progressiva da função pulmonar.

Finalmente, a duração do tratamento não foi além de 6 meses, o que se pode questionar ser pouco tempo para uma droga dirigida à área preventiva, dado propôr-se ser eficaz em reduzir o número de exacerbações e a queda do FEV1.

Na tentativa de encontrar respostas para as questões sobre a eficácia da NAC na DPOC, encontrase em curso um estudo internacional, multicêntrico, randomizado, duplamente cego e controlado com placebo - BRONCUS - Bronchitis, Randomised, On Nac & Cost-Utility Study.

Consiste num estudo prospectivo de 3 anos, em doentes com DPOC moderada a grave relacionada com o tabaco, cujos objectivos primários são determinar se o uso de NAC a longo termo reduz a queda anual do FEV1 pós broncodilatação e/ou o número de exacerbações. Em adição avalia-se também o efeito da NAC na qualidade de vida e o seu custo-benefício.

Neste estudo multinacional participam 4 centros portugueses Porto, Gaia, Coimbra e Lisboa coordenados pelo Prof. Dr. R. Ávila.

Os primeiros resultados revelam que foram recrutados, entre Junho de 1997 e Dezembro de 1999, 523 doentes com média de idade de 63 anos sendo 46% fumadores, com valor médio de FEV1 de 57% 5.

Os resultados finais do BRONCUS, disponíveis dentro de 2 anos, poderão trazer as respostas.

Palavras-chave:
N-acetilcisteína (NAC)
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
Exacerbação de DPOC
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
J.E. Repine, A. Bast, I. Lankhorst.
Oxidative stress in chronic obstructive pulmonary disease.
Am J Respir Crit Care Med, 156 (1997), pp. 341-357
[2.]
G.C. Riise, S. Larsson, P. Larsson, S. Jeansson, B.A. Anderson.
The intrabronchial microbial flora in chronic bronchitis patients: a target for N-acetylcysteine therapy.
Eur Respir J, 7 (1994), pp. 94-101
[3.]
British Thoracic Society Research Committee.
Oral N-acetylcysteine and exacerbation rates in patients with chronic bronchitis and severe airways obstruction.
Thorax, 40 (1985), pp. 832-835
[4.]
G.D. Parr.
Huitson. Oral Fabrol (oral NAC) in chronic bronchitis.
Br J Dis Chest, 1 (1987), pp. 341-348
[5.]
M. Decramer, P. Dekhuijzen, T. Troosters, C. Van Herwaarden, M. Rutten-Van-Molken, C. Van Schayck, D. Olivieri, I. Lankhorst, A. Ardia, Broncus-Trial Committee.
The Bronchitis Randomized On NAC Cost-Utility Study (BRONCUS): Hypothesis and design.
Eur Respir J, 7 (2001), pp. 329-336

Eur Respir J 2000; 16: 253-262

Copyright © 2001. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?