Journal Information
Vol. 9. Issue 3.
Pages 440-441 (May - June 2003)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 9. Issue 3.
Pages 440-441 (May - June 2003)
AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
Punção aspirativa transbrônquica por agulha de nódulos linfáticos hilares e mediastínicos. Avaliação imediata do aspirado transbrônquico no local
Visits
3690
Miklós Zsiray, Katalian Udud, Éva Badár, Andrea Fülöp, Zsolt Markóczy
Korányi National Institute of Tuberculosis and Pneumonology, Budapest, Hungary
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

A aspiração transbrônquica por agulha (ATBA) é uma ajuda importante no diagnóstico e estadiamento do cancro broncopulmonar e metástases doutros cancros.

Neste estudo, os autores foram verificar se a coloração das lâminas no local da execução da técnica, assim como a presença do citopatologista, melhoravam a efectividade da ATBA.

Desde Abril de 2001, durante 31 meses, foram executadas ATBA em 139 doentes para esclarecer lesões centrais que tinham alterações na tomografia axial computorizada (TAC).

A ATBA não era executada nos doentes que mostravam lesões endrobrônquicas na broncofibroscopia (BFB). As lâminas eram preparadas, coradas e observadas no local de execução da técnica.

Nos doentes com cancro do pulmão, os autores verificaram uma sensibilidade de 89,8% e uma especificidade de 100% referentes à malignidade.

Nos casos em que os aspectos endobrônquicos são normais e /ou apresentam a carina alargada, os resultados foram similares (45 de 51 doentes — 88,2% versus 35 de 38 doentes — 92,1%).

A sarcoidose em estadio I e estadio II a citopatologia fez o diagnóstico em 81% dos doentes (22 de 27). Noutros casos de tumores, a citopatologia de material recolhido por ATBA teve resultados uniformes.

A preparação das lâminas, a sua coloração e a sua observação no local de trabalho aumentaram a percentagem de sucesso, assim como melhorou o valor do diagnóstico da técnica.

COMENTÁRIOS

A aspiração transbrônquica por agulha dos nódulos linfáticos mediastínicos e paratraqueais com o objectivo de esclarecer a causa das adenopatias é uma técnica actualmente de máxima importância, cuja aprendizagem e realização devem ser estimuladas.

A ATBA foi negligenciada durante uma época, contudo nos últimos 10 anos houve um recrudescimento de broncologistas a realizá-la, havendo trabalhos que revelam uma melhoria da rentabilidade de 21% no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.

Neste trabalho, os autores, além de defenderem a realização da técnica para o diagnóstico da etiologia das adenopatias mediastínicas e paratraqueais, comprovaram ainda a vantagem da preparação, coloração e observação das lâminas no local da realização da técnica.

Em relação à malignidade tiveram resultados francamente bons com 89,8% na sensibilidade e 100% na especificidade, verificando uma maior sensibilidade nos tumores de pequenas células.

Na análise deste trabalho também é interessante a comparação dos resultados da ATBA realizada nos doentes com sinais indirectos de neoplasia (compressão extrínseca, alargamento da carina) e nos doentes com aspectos normais na BFB que apresentaram uma sensibilidade (88,2%) e especificidade (92,1%) idênticas.

Perante o resultado deste grupo, parece-nos que esta técnica também tem interesse no estudo das adenopatias dos quadros clínico-radiológicos sugestivos de sarcoidose no estadio I e II.

A importância da preparação, coloração e observação das lâminas no local parece indiscutível, não só na melhoria dos resultados do diagnóstico, como na verificação de uma amostra deficiente, o que permite a repetição da técnica de imediato, ganhando tempo e eficácia no diagnóstico da doença em causa, quer nas doenças malignas quer na sarcoidose.

Palavras-chave:
Cancro do pulmão
estadiamento
broncofibroscopia
aspiração transbrônquica por agulha
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
H.G. Colt, U.B.S. Parakash, K.P. Offord.
Bronchoscopy in North America. Survey by the American Association for Bronchology, 1999.
J Bronchol, 7 (2000), pp. 8-25
[2.]
Mehta AC, Dasgupta A, Wang K-P. Trnasbronchial neeedle aspiration. In:Beamis JF, Marthur PN, eds. Interventional Pulmonology. New York: McGraw-Hill 199:240-254.
[3.]
E.M. Harrow, F.A. Oldenburg, A.M. Smith.
Transbronchial needle aspiration pratice.
Thorax, 40 (1985), pp. 756-759
[4.]
G.B. Diette, P. White, P. Terry, et al.
Utility of on-site cytopathology assessment for bronchoscopic evaluation of lung masses and adenopathy.
Chest, 117 (2000), pp. 1186-1190
[5.]
R. Chin.
On-site cytopathologic analysis of bronchoscopic needle aspiration. Pro:on-site analysis is indicated.
J. Bronchol, 10 (2003), pp. 150-151

J Bronchology 2004; 11:2

Copyright © 2003. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?