Journal Information
Vol. 9. Issue 3.
Pages 448-450 (May - June 2003)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 9. Issue 3.
Pages 448-450 (May - June 2003)
AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
O formoterol e uma dose média/ elevada de corticosteróides inalados são mais eficazes do que uma dose elevada de corticosteróides na asma moderada e grave
Visits
5130
G. Mitchell, C. Jenkins, R. Scicchitano, A. Dubinfeld, J. Kottakis
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

As normas internacionais para o tratamento da asma brônquica recomendam que os doentes com sintomatologia mal controlada com doses baixas/ /intermédias de corticosteróides (CT) inalados sejam submetidos a doses mais elevadas de CT e, se necessário, deverá ser adicionado um β2 agonista de longa duração. No entanto, estudos mais recentes demonstraram que a adição deste fármaco a doses baixas/moderadas de CT inalados permite um melhor controlo da sintomatologia do que a duplicação da dose de CT. O formoterol constitui o β2 agonista de eleição devido ao seu início de acção rápida.

O objectivo do presente trabalho foi comparar a eficácia da associação do β2 agonista formoterol a doses médias/elevadas de CT inalados com a duplicação da dose do CT em indivíduos com asma moderada/grave mal controlada.

Foram avaliados doentes com idade superior a 18 anos com asma moderada e grave que apresentavam um FEV150% do previsto e um aumento15% do referido parâmetro após inalação de um broncodilatador de curta duração, tendo sido submetido a terapêutica com CT inalados diariamente (dipropionato de beclometasona 1000μ - budesonida 800μg) no mês que precedeu o início do estudo em análise. A existência de, pelo menos, dois dos parâmetros seguintes, nos últimos 7 dias do período de run-in, foi imprescindível: sintomatologia interferindo com as actividades de vida diária; interrupção do sono por sintomas nocturnos, necessidade de terapêutica de alívio numa dose4 puffs salbutamol/dia; variabilidade diária do PEF (Peak Expiratory Flow)15%.

Foram critérios de exclusão: doentes cuja dose do CT inalado diária foi alterada no último mês; indivíduos submetidos a CT oral ou β2 agonista de longa duração no mês precedente; doentes com dificuldade de utilizar o aerolizer apesar da instrução adequada.

Tratou-se de um estudo randomizado, duplamente cego, envolvendo 203 indivíduos: 102 submetidos a formoterol 12μg e dipropionato de beclometasona 500μg duas vezes/dia; 101 sob este corticosteróide na dose de 1000μg duas vezes/dia e placebo. Ambos os grupos foram tratados com os referidos fármacos durante 12 semanas. Os doentes estudados apresentavam um FEV1 72% do previsto, uma reversibilidade desencadeada pelo (β2 agonista de curta duração de 27%, scores de sintomas moderados e necessidade de terapêutica de alívio na dose5 puffs de salbutamol/ dia.

A diferença do PEF entre os dois grupos foi de 27,78 1/minuto, sendo favorável à associação formoterol/beclometasona (p=0,0002). Foi observada, também, uma diferença estatisticamente significativa na relação cortisol/ creatinina urinário após o tratamento de 12 semanas (p=0,001), indicando supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário nos doentes sob 1000μg de dipropionato de beclometasona duas vezes/ dia. Os scores de sintomas foram significativamente mais baixos nos doentes sob terapêutica combinada, sendo a proporção de doentes livres de sintomas durante o dia duas vezes superior neste grupo e a utilização de terapêutica de alívio inferior.

COMENTÁRIO

Este estudo demonstra que, no tratamento de doentes com asma moderada/grave não controlada com dipropionato de beclometasona 1000μg/dia, a adição de formoterol 12μg duas vezes/dia é mais eficaz do que a duplicação da dose de beclometasona.

A terapêutica combinada melhora significativamente os parâmetros objectivos da obstrução das vias aéreas quando comparada com altas doses de corticosteróides inalados. O efeito benéfico de adição de formoterol na função pulmonar tornou-se evidente após quatro semanas de tratamento e permaneceu inalterada até ao fim do estudo. Este efeito pode dever-se ao antagonismo funcional do formoterol à contracção do músculo liso, à sua capacidade de estabilizar os mastócitos ou de reduzir o edema da parede brônquica.

As exacerbações ligeiras e moderadas ocorreram com maior frequência no grupo sob altas doses de CT inalados. Estes resultados foram sobreponíveis aos observados anteriormente em doentes com asma ligeira submetidos à associação formoterol/budesonido (dose baixa/intermédia) ou a doses elevadas deste último fármaco. Também neste estudo se verificou um maior número de exacerbações no segundo grupo.

Elevadas doses de CT inalados estão relacionadas com significativos efeitos suprarrenais. Assim, a associação de um β2 agonista de longa acção (formoterol) permite o controlo da doença sem necessidade de doses altas de CT inalados. Neste estudo, o quociente cortisol/creatinina urinário foi significativamente menor no grupo sob corticoterapia em dose elevada do que nos indivíduos submetidos a terapêutica combinada, traduzindo uma maior supressão do risco hipotalâmico-hipofisário no primeiro caso. Estes achados vieram confirmar a observação de que o dipropionato de beclometasona na dose1500μg/dia exerce um efeito supressor significativo na libertação de cortisol endógeno.

A terapêutica combinada de CT inalados e β2 agonistas de longa acção permitiu um bom controlo da asma brônquica, comparativamente a baixas doses de CT, e conduziu à administração dos fármacos inalados em doses fixas através de um dispositivo único. Ringdal e colaboradores compa-raram a eficácia do salmeterol 50μg/ fluticasona 250μg utilizando Diskus duas vezes/dia com o formoterol 12μg/ budesonido 500μg administrados separadamente através do Turbohaler duas vezes/ /dia. A primeira associação foi significativamente superior na redução das exacerbações de asma e dos sintomas nocturnos, apesar da dose mais baixa de fluticasona comparada com a de budesonido. Estes resultados não são, no entanto, inesperados, visto a fluticasona ser mais potente do que o budesonido.

Apesar de a administração de fármacos em doses fixas num único dispositivo ter vantagens adicionais em termos de aderência ao tratamento e conveniência, não apresenta grande flexibilidade no ajuste da dose durante as exacerbações. São, assim, necessários novos estudos para avaliar os dispositivos mais apropriados, de forma a obter o maior sinergismo de acção entre β2 agonista de longa duração e os CT inalados.

Palavras-chave:
Asma moderada/grave
β2 agonista de longa acção
formoterol
corticosteróides inalados
beclometasona
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
Global Initiative for Asthma: Pocket Guide for Asthma Management and Prevention. National Institutes of Health, National Heart, Lung and Blood Institute, 2002. Updated from: NHLBI/WHO Workshop Report Global Strategy for Asthma Management and Prevention Issued - January 1995. NIH Publication n.º 02-3659.
[2.]
R.A. Pauwels, C.G. Löfdahl, D.S. Postme, A.E. Tattersfield, O’byrnep, P.J. Barnes, A. Ullman.
Effect of inhaled formoterol and budesonide on exacerbations of Asthma. Formoterol and Corticosteroids Establishing Therapy (FACET) International Study Group.
N Eng J Med, 337 (1997), pp. 1405-1411
[3.]
N. Ringdal, A. Chuchelin, L. Chovan, N. Tudoric, E. Maggie, P.J. Whitehead.
EDICT lnvestigators. Evaluation of different inhaled combination therapies (EDICT): a randomised, double-blind comparison of Seretide (50/250mg bd Diskus vs formoterol (12mg bd) and de (800mg bd) given concurrently (both via turbohaler in patients with moderate - to - severe Asthma.
Respir Med, 96 (2002), pp. 851-861

Pulmonary Pharrnacology and Therapeutics 2003; 16: 299-306

Copyright © 2003. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?