Journal Information
Vol. 9. Issue 6.
Pages 531-533 (November - December 2003)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 9. Issue 6.
Pages 531-533 (November - December 2003)
AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
Broncoscopia rígida – complicações num hospital universitário
Visits
5297
Marta Drummond, Adriana Magalhães, Venceslau Hespanhol, Agostinho Marques
Pulmonology Department, Hospital S. João, Porto, Portugal
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

Neste estudo, os autores decidiram identificar as principais complicações relacionadas com a Broncoscopia Rígida (BR) e analisar os factores de risco possíveis.

O estudo foi realizado num hospital universitário entre 1992 e 1999, tendo sido revistas 775 BR realizadas neste período. A maioria dos doentes eram homens (72%) com uma média de idades de 47 anos.

O cancro do pulmão foi diagnosticado em 53,4%, as estenoses traqueais constatadas em 10,8% dos doentes e os corpos estranhos foram observados e retirados em 20% dos casos.

A laserterapia foi efectuada em 44,7% dos doentes e só foram realizadas 25,4% de BR com fins diagnósticos.

As complicações observadas em 13,4% dos doentes são de média gravidade. Nesta série de BR revistas houve 3 mortes (1 por insuficiência respiratória e 2 por hemorragia grave durante o procedimento técnico).

Analisados os resultados, os autores constataram que o sexo, a idade e o objectivo da BR não estão relacionados com a maior incidência das complicações. Constataram ainda que a BR é actualmente uma técnica particularmente com objectivos terapêuticos e é segura desde que a avaliação dos riscos pré-operatórios seja efectuada segundo os critérios estabelecidos.

Nesta série de complicações major foram raras (mortalidade 0,4%), contudo houve um aumento da incidência de complicações relacionadas com factores de risco graves (respiratórios, cardíacos, hematológicos), com o envolvimento da carina, com doenças neoplásicas em estádio avançado e com a extracção de corpos estranhos.

COMENTÁRIO

Apesar do desenvolvimento da broncofibroscopia, a BR continua a ter uma grande importância como técnica endoscópica, particularmente na broncologia de intervenção.

Os autores constataram na sua revisão que a BR actualmente é usada a maior parte das vezes com fins terapêuticos – laserterapia, colocação de próteses e extracção de corpos estranhos.

As complicações constatadas foram relacionadas com a técnica (laceração da traqueia, perfuração brônquica e pneumotórax) e com a anestesia (hipoxemias e arritmias) conforme a experiência de outros centros de referência. Relacionando as complicações com os factores de risco pré-operatório, foi constatado um aumento de maior incidência de complicações nos doentes com factores de risco mais graves. A maior incidência de complicações parece também estar relacionada com as intervenções de maior risco técnico, tais como o tratamento local de tumores em estádio avançado, a dilatação das estenoses traquiais e brônquicas e a extracção de corpos estranhos.

A mortalidade nesta análise retrospectiva foi baixa (0,4%), assim como as complicações major já referidas.

Assim, como os autores, achamos que a BR deve ser realizada em centros com o armamentarium ideal e com experiência nos vários procedimentos. Consideramos também a BR uma técnica endoscópica de grande valor, podendo ser life-saving e melhorar de forma satisfatória a qualidade de vida dos doentes, conforme afirmam os autores na discussão do seu trabalho.

Palavras-chave:
Broncoscopia Rígida
complicações
factores de risco
mortalidade
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[–]
J.F. Beamis JR., P. Mathur.
Interventional Pulmology, pp. 17-28
[–]
S. Cavaliére, F. Venuta, P. Foccoli, et al.
Endoscopic treatment of malignant airway obstructions in 2008 patients.
Chest, 110 (1996), pp. 1536-1542
[–]
W.M. Brutinal, D.A. Cortese, E.S. Edell, et al.
Complications of Nd-YAG laser therapy.
Chest, 94 (1988), pp. 902-903
[–]
G. Perrin, H.G. Colt, C. Martin, et al.
Safety of interventional rigid bronchoscopy using intravenous anesthesia and spontaneous assisted ventilation: a prospective study.
Chest, 103 (1992), pp. 1526-1530
[–]
M.R. Hetzel, S.G.T. Smith.
Endoscopic pallation os tracheobronchial malignancies.
Thorax, 46 (1991), pp. 325-333

Journal of Bronchology 2003; 10(3): 177-182

Copyright © 2003. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?