Journal Information
Vol. 9. Issue 6.
Pages 521-523 (November - December 2003)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 9. Issue 6.
Pages 521-523 (November - December 2003)
AS NOSSAS LEITURAS/OUR READINGS
Open Access
A gravidade da doença e o efeito do propionato de fluticasona nas exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
Visits
4423
P.W. Jones, L.R. Willits, P.S. Bruge, P.M.A. Calverley
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

As exacerbações da DPOC são frequentes e associam-se, usualmente, a um agravamento da situação clínica de base.

O objectivo do presente trabalho foi identificar a diferente probabilidade de um indivíduo sofrer uma exacerbação da sua doença, bem como se o efeito do corticosteróide inalado na agudização é influenciado pelo grau de gravidade da DPOC.

Foi efectuado em estudo randomizado, duplamente cego, com um grupo de controlo placebo, com a duração de 3 anos, envolvendo 18 hospitais do Reino Unido.

Os doentes foram divididos em dois grupos segundo os critérios de gravidade da American Thoracic Society para a DPOC: Ligeira, (FEV1 pós-broncodilatador50%do previsto); Moderada/Grave (FEV1 pós-broncodilatador<50%do previsto).

A exacerbação foi definida como um problema torácico requerendo tratamento com antibióticos e/ou corticosteróides orais.

Foram englobados 751 indivíduos fumadores e ex-fumadores com idades compreendidas entres os 40 e os 75 anos com o diagnóstico de DPOC. Constituíram critérios de exclusão: doentes com asma; aumento do FEV1>10%após inalação de 400μg de salbutamol; FEV1 pós-broncodilatador<0,8l; patologia concomitante condicionando uma esperanla de vida<5 anos.

Dos 751 indivíduos randomizados, 376 foram submetidos a 500μg de propionato de fluticasona 2 vezes por dia, administrado através de inalador pressurizado doseável, e 375 a placebo. Os dados demográficos foram, na generalidade, sobreponíveis, existindo apenas 2 pequenas diferenças: número significativamente superior de homens com DPOC ligeira do que moderada/grave (85 versus 65 %, p<0,0001); número de maços/anos mais elevado neste último grupo (47 versus 41 %, p<0,01).

Durante o 1.º ano de tratamento, 227 doentes do grupo propionato de fluticasona (61%) e 237 do grupo placebo (64 %) tiveram pelo menos uma exacerbação. O tempo médio para a ocorrência da 1.ª agudização foi de 136 dias no grupo de controlo e de 164 dias no grupo submetido ao fármaco em questão, não sendo a diferença estatisticamente significativa.

Foram avaliados 391 (195 sob propionato de fluticasona) doentes com DPOC ligeira e 359 (180 sob propionato de fluticasona) doentes com DPOC moderada/grave. A taxa de exacerbações foi muito reduzida no 1.º grupo. Verificou-se também que a administração de propionato de fluticasona diminuiu o número de agudizações na doença moderada/grave (1,47/ano; placebo 1,75/ano, p<0,022), mas não na DPOC ligeira (0,67/ano; placebo 0,92/ano, p=0,45). A utilização do referido fármaco foi associada a um número reduzido de doentes com1 exacerbações/ /ano tratados com corticosteróides orais (DPOC ligeira: PF 8%– placebo 16 %; DPOC moderada/ /grave: PF 17%– placebo 30 %).

A taxa de exacerbações foi significativamente menor no grupo sob propionato de fluticasona quando comparada com a do grupo placebo (p<0,001).

COMENTÁRIO

A redução do número de agudizações da DPOC é um importante objectivo de tratamento desta patologia e tem sido alvo de inúmeras guidelines terapêuticas. Nos doentes tratados com propionato de fluticasona, a taxa de exacerbações foi reduzida quando comparada com a do grupo placebo. No entanto, este efeito verificou-se, apenas, nos doentes com maior obstrução das vias aéreas, já que a diferença não foi estatisticamente significativa nos doentes ligeiros.

Nem todas as exacerbações foram tratadas com corticóides orais. Metade dos doentes com DPOC moderada/grave recebeu, pelo menos, um curso de corticoterapia, em comparação com um terço de indivíduos com doença ligeira. A razão não é clara no presente estudo, mas é possível que se prescreva mais rapidamente corticosteróides orais em doentes com maior limitação de fluxo aéreo ou naqueles que apresentem crises mais graves.

Doente com DPOC ligeira têm, em média,<1 exacerbação/ano, enquanto nas situações moderadas/graves se observa1,5 exacerbações/ -ano, sendo3 exacerbações em um quarto dos casos. Durante o período de 3 anos não houve agudizações em 16%dos indivíduos com DPOC moderada/grave sob placebo e em 29%dos casos de doença ligeira.

O presente estudo revela que o propionato de fluticasona reduz a incidência de exacerbações graves (necessidade de hospitalização), mas não afecta o tempo que decorre até à primeira agudização.

Em conclusão, esta análise revelou que as exacerbações são mais frequentes na DPOC moderada/grave, um quinto dos quais requer tratamento com antibióticos e corticosteróides orais. Verifica-se, também, que a administração de propionato de fluticasona reduz significativamente a taxa de exacerbações na DPOC e a necessidade de corticoterapia oral no decurso das mesmas, sendo este efeito particularmente relevante nos doentes com DPOC moderada/grave.

Assim, os doentes com DPOC moderada/grave e história de exacerbações recorrentes parece serem os que mais beneficiam desta terapêutica, como é preconizado pela Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD).

Palavras-chave:
DPOC
exacerbações
propionato de fluticasona
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[–]
P.S. Burge, P.M.A. Calverty, P.W. Jones, S. Spencer, J.A. Anderson, T.L. Maslen.
On behalf of the ISOLDE study investigators. Randomised, double-blind, placebo controled study of fluticasone propinate in patients with moderate to severe Chronic Obstructive Pulmonary Disease: The ISOLDE trial.
BMJ, 320 (2000), pp. 1297-1303
[–]
P.L. Paggiaro, R. Dagle, I. Balram, K. Hollin Geworth, J. Efthimion.
Multicentre randomised placebo controlled trial of inhaled fluticasone in patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease.
Lancet, 351 (1998), pp. 773-780
[–]
R. Pauwels, A.S. Buist, P.M.A. Calveley, C.K. Jenkis, S.S. Hurd.
Global strategy for the diagnosis, management and prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. NHLBI/WHO. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD). Workshop Summary.
Am J Respir Crit Care Med, 163 (2001), pp. 1256-1276

Eur Resp J 2003; 21 (1): 68-73

Copyright © 2003. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?