Journal Information
Vol. 13. Issue 6.
Pages 891-892 (November - December 2007)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 13. Issue 6.
Pages 891-892 (November - December 2007)
As Nossas Leituras
Open Access
Follow-up prolongado da talcagem via toracoscopia no pneumotórax espontâneo primário
Visits
9193
S. Györik, S. Erni
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

O pneumotórax espontâneo primário (PEP) afecta particularmente indivíduos jovens, existindo normas de tratamento internacionais desta patologia que não são aplicadas uniformemente nos diferentes países. A talcagem via toracoscopia sob anestesia local e sedação é segura e apresenta resultados de eficácia superiores em relação ao tratamento conservador com dreno pleural no PEP, que não se resolve com a simples drenagem.

Os autores deste artigo defendem que no PEP recidivante ou num primeiro episódio de PEP, em que a saída de ar seja superior a 48 horas, é necessária uma abordagem mais agressiva, de preferência a talcagem por toracoscopia. A toracoscopia permitiria simultaneamente a visualização de possíveis aderências, blebs ou bolhas.

Existe um estudo que refere alterações da função pulmonar, nomeadamente a restrição e espessamento pleural, após talcagem, no PEP. Contudo, este estudo não refere o tipo e a dose de talco utilizado, a técnica de pleurodese realizada, nem o método radiológico de quantificação da pleura envolvida.

Pela controvérsia existente em torno da talcagem e seus eventuais efeitos adversos, os autores deste estudo realizaram um follow-up a longo prazo (em média 118 meses), em doentes com PEP recidivante ou persistente por um período superior a 48 horas e que foram submetidos a pleurodese com talco, via tora coscopia com anestesia local e sedação. Os parâmetros avaliados foram a carga tabágica, a clínica, a taxa de recorrência e a função pulmonar destes doentes. O talco utilizado era francês, de dimensões padronizadas (mais de 50% das partículas superiores a 10μm) e livre de asbestos.

Um total de 112 doentes foram submetidos a talcagem, conseguindo-se obter um follow-up em 63 casos (56%). A taxa de sucesso da pleurodese foi de 95% nos doentes avaliados. A recorrência de pneumotórax ocorreu em 3 doentes que mantiveram hábitos tabágicos (5%) aos 2 meses, 1 e 10 anos após talcagem, tendo estes doentes sido submetidos posteriormente a pleurectomia cirúrgica. De salientar que 62% dos doentes permaneceram fumadores no período de follow-up.

A comparação da função pulmonar entre fumadores e não fumadores foi a esperada, com uma redução do VEMS e índice de Tiffeneau no grupo dos fumadores. A capacidade vital forçada média foi de 102%, com capacidade total pulmonar de 99% na altura do follow-up.

Os autores deste estudo concluem pois que a pleurodese com talco, via toracoscopia, no PEP, é um procedimento eficaz e seguro a longo prazo, sem implicar alterações da função pulmonar, nos doentes não fumadores. Concluem ainda que só em doentes com blebs ou bolhas com um diâmetro superior a 2cm a melhor abordagem seria a cirúrgica.

Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[1.]
P. Shaw, et al.
Pleurodesis for malignant pleural effusions.
Cochrane database of systematic reviews., 1 (2004),
[2.]
M. Noppen.
Who´s (still) afraid of talc?.
Eur Respir J, 29 (2007), pp. 619-621
[3.]
G. Cardillo, et al.
Videothoracoscopic treatment of primary spontaneous pneumothorax: a 6- year experience.
Ann Thorac Surg, 69 (2000), pp. 357-361
[4.]
P. Lange, et al.
Lung function 22-35 years after treatment of idiopathic spontaneous pneumothorax with talc poudrage or simple drainage.
Thorax, 43 (1988), pp. 559-561
[5.]
G. Cardillo, et al.
Videothoracoscopic talc poudrage in primary spontaneous pneumothorax: a single-institution experience in 861 cases.
J Thorac Cardiovasc Surg, 131 (2006), pp. 322-328
Copyright © 2007. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?