Journal Information
Vol. 11. Issue 2.
Pages 184-186 (March - April 2005)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 11. Issue 2.
Pages 184-186 (March - April 2005)
AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
Remoção de corpos estranhos das vias aéreas em crianças através da broncofibroscopia
Visits
5430
K. Swansom, U. Prakash
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

Os autores descrevem a sua experiência na extracção de corpos estranhos (CE) aspirados para as vias aéreas em crianças com idade inferior a 16 anos, através de broncofibroscopia.

Foi efectuada uma revisão retrospectiva de todas as broncoscopias efectuadas em crianças por suspeita de aspiração de corpo estranho para as vias aéreas, na Clínica Mayo de Rochester desde 1990 até Junho de 2001. Os dados analisados constaram do tipo de broncoscópio utilizado (rígido ou flexível), das técnicas realizadas, das taxas de sucesso e das complicações surgidas.

Neste período existiu suspeita de aspiração de corpo estranho para as vias aéreas em 94 crianças, encontrando-se 40 corpos estranhos, a grande maioria orgânicos, apenas em 39 crianças com idade média de 47,3 meses (28 rapazes e 11 raparigas). Todos os doentes foram submetidos a anestesia geral para realização das técnicas.

A broncofibroscopia foi efectuada como única técnica na remoção do CE em 24 doentes e em 2 crianças nas quais a broncoscopia rígida não obteve sucesso.

Em 19 doentes a broncofibroscopia foi efectuada através de um tubo endotraqueal. As outras cinco crianças foram submetidas a broncofibroscopia através da máscara laríngea. Nas restantes duas a broncofibroscopia foi efectuada através do broncoscópio rígido. Os instrumentos acessórios de extracção usados foram fórceps e cestos. Os autores têm utilizado sempre a broncofibroscopia na remoção de CE nas crianças desde 1994. Ocorreram complicações em 4 crianças, submetidas a broncoscopia rígida, e incluíram edema laríngeo após o exame, que se manifestou por estridor, tosse e dificuldade respiratória. Estes sintomas foram rapidamente resolvidos com terapêutica médica.

Os autores concluem que a extracção de CE por broncofibroscopia nas crianças pode ser efectuado de forma segura e eficaz, com riscos mínimos e baixa taxa de complicações. Contudo, os autores advertem para a necessidade de ter sempre disponível material e pessoal treinado para realizar broncoscopia rígida, caso a remoção do CE através de broncofibroscopia falhe.

Palavras-chave:
Corpos estranhos das vias aéreas
crianças
broncofibroscopia
Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[1.]
F. Baharloo, et al.
Tracheobronchial Foreign Bodies. Presentation and Management in Children and Adults.
Chest, 115 (1999), pp. 1357-1362
[2.]
D. Bless, et al.
Removal of foreign bodies from the tracheobronchial system in childhood.
HNO, 46 (1998), pp. 799-803
[3.]
G. Nouvet, et al.
Pathologie respiratoire des fausses routes.
Encyclopédie Médico-Chirurgicale, (1996),
[4.]
A. Martinot, et al.
Indications for flexible versus rigid bronchoscopy in children with suspected foreign-body aspiration.
Am J Respir Crit Care Med, 155 (1997), pp. 1676-1679
Copyright © 2005. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?