Journal Information
Vol. 11. Issue 2.
Pages 180-183 (March - April 2005)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 11. Issue 2.
Pages 180-183 (March - April 2005)
AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
Limitação dos débitos expiratórios e hiperinsuflação dinâmica: Conceitos-chave na fisiologia respiratória moderna
Visits
8728
P.M.A. Calverley, N.G. Koulouris
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

Neste artigo os autores fazem uma revisão sobre a definição e a avaliação de dois conceitos: a limitação dos débitos expiratórios e a hiperinsuflação dinâmica, dando particular relevo aos aspectos que consideram importantes na doença pulmonar.

A presença de limitação dos débitos expiratórios durante a respiração em volume corrente promove a hiperinsuflação pulmonar dinâmica e a pressão positiva no final da expiração intrínseca (PEEPi), levando a um aumento do trabalho respiratório, ao défice na função dos músculos inspiratórios e a efeitos hemodinâmicos adversos. Estas alterações, em conjunto com a compressão dinâmica das vias aéreas durante a respiração em volume corrente, podem contribuir para a ocorrência de dispneia.

De acordo com uma hipótese proposta recentemente por Milic-Emili J1, a transição entre a doença das vias aéreas periféricas e a DPOC em fumadores é caracterizada por três fases sequenciais, nas quais a limitação dos débitos aéreos tem um papel central.

Na primeira fase, o volume de encerramento excede eventualmente a capacidade residual funcional. Na segunda fase, surge a limitação dos débitos expiratórios. Na terceira fase, a hiperinsuflação dinâmica acentua-se progressivamente, levando à dispneia e à intolerância ao exercício. O encerramento das vias aéreas e a limitação dos débitos expiratórios que ocorrem na respiração em volume corrente podem promover lesão das vias aéreas periféricas e acelerar o agravamento das alterações da função respiratória.

Por definição, a limitação dos débitos aéreos requer a demonstração de um aumento da pressão transpulmonar sem aumento concomitante do débito expiratório, ou seja, requer a determinação, para os mesmos volumes, das relações entre o débito e a pressão transpulmonar. Contudo, este método é tecnicamente complexo, consumidor de tempo e invasivo, pois requer a introdução de um balão no esófago.

O método convencional usado até há pouco tempo foi proposto por Hyatt em 19612 e consiste na sobreposição da curva débito-volume obtida em volume corrente com uma curva débito-volume máxima. De acordo com esta técnica, nos indivíduos normais, a curva obtida em volume corrente nunca atingia a curva máxima, mesmo quando era realizado um exercício máximo. Pelo contrário, a limitação dos débitos expiratórios verificava-se sempre que a curva medida em volume corrente se sobrepunha ou mesmo ultrapassava a curva máxima. Este método é passível de limitações metodológicas: Artefactos devidos à compressão do gás intratorácico; o alinhamento incorrecto das curvas obtidas em volume corrente com as curvas máximas; o efeito das variáveis volume e tempo prévias a ambas as medições é diferente; a mecânica ventilatória e as desigualdades da constante tempo também são diferentes durante os esforços expiratórios máximos e em volume corrente; o exercício pode resultar em broncodilatação ou em broncoconstrição; a cooperação do doente. Segundo estes autores, dadas as limitações do método convencional, este não deve ser recomendado.

A técnica da pressão expiratória negativa (NEP) É um método que ultrapassa as limitações dos métodos tradicionais de avaliação da limitação do débito expiratório. Não requer manobras de capacidade vital forçada, colaboração por parte do doente ou recurso à pletismografia e pode ser medido com o doente em respiração espontânea em qualquer posição corporal, durante o exercício e em contexto de cuidados intensivos. A técnica consiste na aplicação de uma pressão negativa (-3 a -5 cmH2 0) durante a expiração. O método NEP baseia-se no princípio de que, na ausência de limitação de débito expiratório, o aumento do gradiente de pressão entre o alvéolo e as vias aéreas superiores causado pela NEP irá provocar um aumento do débito expiratório. Pelo contrário, em indivíduos com limitação dos débitos, a aplicação da NEP não irá alterar o débito expiratório. Estes autores consideram que o FEV1 não é um factor preditivo específico de limitação dos débitos expiratórios nos doentes com DPOC, sendo a limitação dos débitos expiratórios avaliada pela NEP um factor com maior valor preditivo da dispneia crónica do que o FEV1, nestes doentes.

Em contraste com os doentes com DPOC, a maior parte dos doentes com asma não tem evidência de limitação dos débitos expiratórios durante a respiração de repouso. Esta discrepância pode reflectir uma menor retracção elástica presente na DPOC.

Na avaliação da broncodilatação, Tantucci e colaboradores3 foram os primeiros a estudar o efeito de um broncodilatador (salbutamol) na capacidade inspiratória (IC) avaliada em repouso. Um grupo de doentes com DPOC com um valor semelhante de FEV1 (%previsto) foi subdividido de acordo com a presença ou não de limitação dos débitos expiratórios. A administração de salbutamol induziu um aumento significativo da capacidade inspiratória (acima de 10%) apenas no subgrupo de doentes que evidenciava limitação dos débitos expiratórios (cerca de 75% destes doentes).

Também foi demonstrado que o aumento da capacidade inspiratória após broncodilatação (com anticolinérgico ou com agonista β-adrenérgico) reflecte melhor a melhoria referida na tolerância ao exercício (escala de Borg)4. Esta melhoria foi objectivada em doentes com limitação dos débitos expiratórios em repouso, independentemente do valor do FEV1.

Quando o método NEP foi aplicado ao exercício, estes autores verificaram que a presença de limitação dos débitos expiratórios em repouso implicava o aparecimento de hiperinsuflação dinâmica com a hiperventilação do esforço. Segundo estes autores, em presença da limitação dos débitos expiratórios, a hiperinsuflação dinâmica parece ser o principal determinante do desempenho no exercício e a magnitude da capacidade inspiratória em repouso, sendo um marcador bem reconhecido de hiperinsuflação dinâmica, parece ser o melhor preditor clínico para esse desempenho.

O método NEP tem sido aplicado em vários contextos clínicos:

  • 1)

    DPOC (durante a ventilação mecânica; durante o exercício físico; correlação com a dispneia e com a ortopneia e com outros índices de função respiratória; antes e após a broncodilatação; em diversas posições corporais)

  • 2)

    Asma (asma estável; durante a broncoconstrição com metacolina; durante o exercício)

  • 3)

    Fibrose quística e bronquiectasias

  • 4)

    Doença pulmonar restritiva

  • 5)

    Obesidade

  • 6)

    Ventilação mecânica em contexto de insuficiência respiratória aguda e ARDS

  • 7)

    Insuficiência cardíaca esquerda

  • 8)

    Após transplante pulmonar

  • 9)

    Bócio eutiroideu

  • 10)

    Avaliação da hiperreactividade brônquica

O uso da técnica NEP com análise da curva débito-volume em volume corrente tem evidenciado a importância da limitação dos débitos expiratórios na dispneia de esforço e na limitação ventilatória num grande número de condições clínicas.

Palavras-chave:
Limitação dos débitos aéreos
hiperinsuflação dinâmica
pressão expiratória negativa
DPOC
Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[1.]
J. Milic-Emili.
Provocative hypothesis: does mechanical injury of the peripheral airways play a role in the genesis of COPD in smokers?.
COPD: J Chron Obstruc Pulm Dis, 1 (2004), pp. 1-8
[2.]
R.E. Hyatt.
The interrelationship of pressure, flow and volume during various respiratory manoeuvres in normal and emphysematous patients.
Am Rev Respir Dis, 83 (1961), pp. 676-683
[3.]
C. Tantucci, A. Duguet, T. Similowski, M. Zelter, J.P. Derenne, J. Milic-Emili.
Effect of salbutamol on dynamic hyperinflation in chronic obstructive pulmonary disease patients.
Eur Respir J, 12 (1998), pp. 799-804
[4.]
E. Boni, L. Corda, D. Franchini, et al.
Volume effect and exertional dyspnoea after bronchodilator in patients with COPD with and without expiratory flow limitation at rest.
Thorax, 57 (2002), pp. 528-532
[5.]
J.M. Marin, S.J. Carrizo, M. Gascon, A. Sanchez, B. Gallego, B.R. Celli.
Inspiratory capacity, dynamic hyperinflation, breathlessness, and exercise performance during the 6minute-walk test in chronic obstructive pulmonary disease.
Am J Respir Crit Care Med, 163 (2001), pp. 1395-1399
[6.]
A.F. Gelb, C.A. Gutierrez, I.M. Weisman, R. Newson, C.F. Taylor, N. Zamel.
Simplified detection of dynamic hyperinflation.
Chest, 126 (2004), pp. 1855-1860
Copyright © 2005. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?