Journal Information
Vol. 10. Issue 6.
Pages 508-510 (November - December 2004)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 10. Issue 6.
Pages 508-510 (November - December 2004)
REVISTA PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA/AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
Implicações clínicas do aspecto do líquido pleural durante a toracocentese
Visits
15519
V. Villena, L.A. Encuentra, R.G. Lúján
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

O aspecto macroscópico do líquido pleural (LPL) é considerado relevante para o esclarecimento etiológico do derrame, existindo uma forte noção da associação entre derrame hemático e neoplasia.

O objectivo deste estudo foi o de tentar correlacionar o aspecto macroscópico do LPL durante a toracocentese e o seu diagnóstico, com avaliação das causas e implicações clínicas dos derrames hemáticos.

Nesse sentido, efectuou-se um estudo prospectivo em 715 doentes com derrame pleural, com idade média de 63 anos, 479 do sexo masculino (67%), num período de 7 anos (91-97).

O aspecto macroscópico do derrame era avaliado através de um tubo de vidro transparente contendo 10ml de LPL, sendo classificado em 8 categorias: aquoso, seroso, ligeiramente hemático, hemático, purulento, leitoso, turvo e outros.

O derrame era considerado maligno na presença de citologia ou histologia positivas no espaço pleural e paramaligno quando existia o diagnóstico de neoplasia em qualquer outro órgão, mas sem critérios de malignidade ou outros no derrame pleural. O diagnóstico de tuberculose era efectuado quando o exame cultural do LPL e/ou biópsia pleural fossem positivos para Mycobacterium tuberculosis, ou se se verificava a presença de granulomas na biópsia pleural (excluídas outras doenças granulomatosas).

O diagnóstico de derrame parapneumónico era atribuído a doentes com pneumonia e o de empiema à presença de pus na cavidade pleural

O transudado foi diagnosticado de acordo com critérios clínicos e bioquímicos.

Os resultados revelaram que 80% dos derrames tinham aspecto seroso ou ligeiramente hemático. A causa mais frequente de derrame aquoso foi o transudado, salientando-se que a maioria dos transudados foram inicialmente classificados como tendo aspecto seroso. O LPL apresentava aspecto hemático em 56 casos, sendo a sua etiologia mais frequente a maligna (47%); contudo, apenas 11% dos derrames neoplásicos eram hemáticos. Nestes derrames hemáticos malignos, a histologia mais frequente foi a de adenocarcinoma do pulmão. O derrame pós-traumático e o parapneumónico foram outras causas comuns de LPL hemático, ao contrário da tuberculose e dos transudados. Na discussão dos resultados, os autores salientaram a baixa percentagem (13%) de transudados que se apresentaram com um aspecto aquoso, tendo a maioria um aspecto seroso e mesmo hemático ou turvo.

A noção comum de que os derrames hemáticos aumentam a probabilidade etiológica de doença neoplásica é mantida nesta série, referindo-se porém mais uma vez que apenas 11% dos derrames neoplásicos se apresentam macroscopicamente hemáticos. Os autores concluem que, face a estes resultados, o aspecto do LPL não deve ser muito valorizado como teste diagnóstico.

COMENTÁRIO

A informação existente sobre a incidência do derrame pleural numa população não seleccionada é limitada. Como os autores deste estudo referem, não existem também estudos alargados sobre a correlação do aspecto macroscópico do liquido pleural (LPL) e a sua etiologia. Esta etiologia depende, entre vários factores, da área geográfica e da faixa etária da população em estudo.

Neste trabalho foi avaliada uma série importante de doentes com o objectivo de determinar a importância do aspecto do LPL. Os autores concluíram não ser muito importante a aparência macroscópica para o esclarecimento diagnóstico do derrame pleural.

O LPL hemático é observado com mais frequência em 3 diagnósticos principais: neoplasia, tromboembolismo pulmonar e traumatismo, de acordo com a literatura, e este estudo não foi excepção (cerca de 50% dos casos de LPL hemático eram de etiologia neoplásica). Contudo, um LPL seroso, ligeiramente hemático ou turvo, não pode de modo nenhum colocar em segundo plano o diagnóstico de malignidade, e nesta série esse facto foi demonstrado (apenas 11% dos derrames neoplásicos tinham um aspecto hemático). Curioso ainda neste trabalho é o número apreciável de transudados que se apresentaram com diferentes aspectos macroscópicos, nomeadamente o hemático, ao contrário da mensagem habitualmente transmitida na literatura mundial que lhe atribui o aspecto aquoso ou amarelo-pálido.

Apesar de este estudo ter como objectivo principal a avaliação do aspecto macroscópico do LPL, os autores, tal como em todos os trabalhos dedicados ao tema, consideram o estudo bioquímico (diferenciação de exsudado e transudado), citológico e bacteriológico fundamentais para o esclarecimento diagnóstico do derrame pleural.

Palavras-chave:
Aspecto macroscópico do líquido pleural
derrame pleural maligno
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
D.B. Rosenbluth.
Pleural Effusions: nonmalignant and malignant.
Fishmaà s Manual of Pulmonary Diseases and Disorders, Y,
[2.]
R.W. Light.
Diagnostic approach in a patient with pleuras effusion.
Pleural Diseases,
[3.]
R.W. Light.
Pleural Diseases, 4,
[4.]
M.G. Alexandrakis, et al.
Pleural Effusions in Hematologic Malignancies.
Chest, 125 (2004), pp. 1546-1555

Chest 2004; 126: 347 - 351

Copyright © 2004. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?