Journal Information
Vol. 7. Issue 6.
Pages 525-557 (November - December 2001)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 7. Issue 6.
Pages 525-557 (November - December 2001)
Open Access
Dados de Portugal para o Livro Branco Europeu da Pneumologia*
Visits
4221
Maria João Marques Gomes**
** Professora Associada de Pneumologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Directora do Departamento de Pneumologia do Hospital de Pulido Valente. Lisboa. Delegada Nacional da European Respiratory Society.
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information

Neste trabalho, que tem por base a resposta a formuiários realizados pela European Respiratory Society com vista à elaboração do Livro Branco da Pneumologia na Europa, apresentamse os dados referentes a Portugal. Abordamse as respostas aos questiomários que incidiram sobre as seguintes areas: dados sobre as doenças respiratórias, relações existentes entre a Pneumologia e as Unidades de Cuidados Intensivos, dados referentes aos grupos de investigação e seu financiamento e final-mente sobre o ensino da Pneumologia nas Universidades.

Como metodologia, pedimos a colaboração de elementos da Direcçãao e das Comissões de Trabalho da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Directores de Serviço de Pneumologia e Professores de Pneumologia das Faculdades de Medicina e recorremos sempre que possível a documentos oficiais.

No final tecemos considerações sabre a escassez de dados existentes sabre a maior parte das patologias abrangidas pelo inquérito, dificultando um planeamento rigoroso dos recursos humanos e materiais necessaries a uma melhor prestção de cuidados de saúde a comunidade. Salientamos o papel que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia pode e deve ter nomeadamente através das Comissões de Trabalho na elaboração de normas clínicas, estudos epidemiológicos e colaboração na criação de bases de dados nacionais.

ABSTRACT

In this work, that is based on the answer to an inquiry made by European Respiratory Society regarding the making of a White Book of Pneumology in Europe, we present the data referring to Portugal. We approach the answers on the following areas: data on respiratory diseases, relationship between Pneumology and Intensive care Units, data on investigation groups and its financing and finally on Pneumology training in Universities.

We asked for collaboration from Directors and Work Committees of Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Pneumology Directors and Professors from Medicine Schools and resorted, whenever possible, to official documents.

Finally we enlarge upon the Jack of existing data on most part of pathologies ranged by the inquiry, what turns difficult a strict planning on required human resources and materials to a better community health care. We point out the role Sociedade Portuguesa de Pneumologia can have, namely throughout Work Committees, in making clinical rules, epidemiological studies and collaboration on making of a nationwide database.

Em 2000 a European Respiratory Society pediu a nossa colaboração na elaborção de urm Livro Branco da Pneumologia na Europa. Entendemos que não podíamos deixar de responder à proposta, pela importância que a realizaado deste documento pode ter para o futuro da Pneumologia e porque vinha curiosamente ao encontro de uma ideia que vínhamos germinando e que se tratava de elaborar um Livro Branco da Pneumologia Portuguesa. Este já tinha sido realizado em 1996, sob coordenação do Dr. Artur Teles de Araújo21 mas, 5 anos passados, estávamos na altura e reavaliar a situação.

A Comissão de elaboração do Livro Branco da Pneumologia na Europa, coordenada pelo Professor Robert Lodenkemper, de Berlim, enviounos uma lista de itens sabre a epidemiologia, etiologia, custos, investigação e previsões sobre as patologias mais frequentes do aparelho respiratório, bem como questões sobre o ensino da Pneumologia, financiamento da investigação, recursos humanos, etc. (Vide Anexos III, IV e V).

Como metodologia pedimos a colabontção de elementos das Comissões de Trabalho da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Directores de Serviço de Pneumologia e Professores de Pneumologia das Faculdades de Medicina e recorremos sempre que possível a documentos oficiais5,10,11,12,14,19,24,25,26

As nossas fontes estatfsticas, apesar de alguma melhoria verificada nos ultimos anos, estao ainda muito Ionge do desejavel, pelo que nao foi possfvcl responder a muitas das quest6es colocadas.

Quanto a forma de apresentação dos dados obti-dos, optámos por apresentá-los respeitando a ordem dos questionarios que recebemos. Muitos dos itens ficaram sem resposta por falta de dados. Optamos por manter esses itens no texto com a indicação de “dados nao disponíveis”, para chamar a atenção para as falhas existentes.

Porque a publicação do Livro Branco da ERS sofreu algum atraso, entendemos e fomos autorizados a publicar os dados portugueses, uma vez que muitos dos dados aqui apresentados são desconhecidos da maior parte de nós c deverão ser fonte de reflexão para todos. Importante é também o conhecimento do nosso desconhecimento, já que muitos deles devem constituir uma base de trabalho futuro.

Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
R. Ávila.
Granulomatoses pulmonarcs de causa inalatória.
Experiência pessoal, (1975),
[2.]
EUROPEAN COMMUNITY RESPIRATORY HEALTH SURVEY.
Variations in the prevalence of respiratory symptoms. Self-reported asthma attacks and use of asthma medication in the European Community Respiratory Health Survey (ECRHS).
Eur Respir J, 9 (1996), pp. 687-695
[3.]
M. Freitas e Costa.
4° Encontro de Lisboa.
Imuno-patologia da obstrução das vias aéreas, (1992),
[4.]
F. Froes, V. Ribeiro.
Pneumonia da Comunidade em Portugal continental. Internamentos hospitalares em 1997.
Ver Port de Pneumol, V (1999), pp. 477
[5.]
INSTITUTO NACIOINAL DE ESTATÍSTICA.
Estatísticas da Saúde, (1999),
[6.]
C.E.E.D. Mapp.
Occupational lung disorders.
Eur Resp Monograph, 4 (1994), pp. 1-355
[7.]
M.J. Marques Gomes.
A acessibilidade do doente respiratório crónieo agudizado.
Boletim do Hospital de Pulido Valente, XIII (2000), pp. 129
[8.]
M.J. Marques Gomes.
Patologia respiratória em trabalhadores expostos aos cercais e seus derivados, (1991),
[9.]
J. Melo Cristino, M.L. Fernandes, PORTUGUESE GROUP OF ALEXANDER PROGRAMME.
The Alexander Project: a multi-centre international study of anti-microbial susceptibility of the most common bacteria responsible for lower respiratory tract infections em the community. The first year of the participation of Portugal.
Rev Port Pneumol, IV (1998), pp. 581
[10.]
MINISTERIO DA SAUDE.
Direcção Geral da Saúde.
Direcção Geral da Saúde, (1999),
[11.]
MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Direcção Geral da Saúde.
Plano Nacional de Controlo da Asma, (2001),
[12.]
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Direcção Geral da Saúde. www.dgsaudc.pt
[13.]
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Direcçãoo Geral da Saúde. Estatisticas de Saude. www.dgsaude.pt
[14.]
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de Desenvol-vimcnto de Sistemas de Financiamcnto e de Gestao do Instituto de Gestao Informática e Financeira da Saúde (IGIF)
[15.]
C. NUNES.
Asma no Algarve.
Jornal do Medico, CXXII (Janeiro 1987), pp. 40-51
[16.]
Sociedade Portuguesa de Pneumologia, (1998),
[17.]
Cordeiro A.J.A. Robalo, CordeiroC. Robalo.
Ambiente e Pulmao.
Rev Port Pneumol, (2001),
[18.]
Cordeiro A.J.A. Robalo.
Alvcolites sub clínicas: perspectivas imunológicas.
Rev Port Imunoalerg, 1 (1992), pp. 73-85
[19.]
SECRETARIADO NACIONAL DO CONSELHO NACIONAL DE ONCOLOGIA MÉDICA. Dados não publicados. 1997
[20.]
Araújo A.E.D. Teles.
Ambiente urbana e saude (I e II), (1997-1998),
[21.]
Araújo A. Teles.
Futuro da Pneumologia Portuguesa.
Reflexões, (1996),
[22.]
L. Telo.
Inquérito às Unidades de Cuidados Intensives.
Comunicação pessoal, (2000),
[23.]
THE INTERNATIONAL STUDY OF ASTHMA E ALLERGIES IN CHILDHOOD (ISAAC) STEERING COMMITTEE.
Wordlwide variations in the prevalence of asthma symptoms: the International Study of Asthma e Allergies in Childhood (ISAAC).
Eur Respir J, 12 (1998), pp. 315-335
[24.]
WHO.
Global tuberculosis programme.
Anti-tuberculosis drug resistances in the world, WHO, (1997),
[25.]
WHO-NHLBI.
Global Initiative for Asthma.
[26.]
WHO-NHLBI.
Global Initiative for Obstructive Lung Disease.
Executive Summary, (2000),

Texto apresentado parcialmente na Conferência Thomé Villar “Notas para um Livro Branco da Pneumologia”. profenda no XVII Congresso de Pneumologia. em Aveiro, 2001

Copyright © 2001. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?