Journal Information
Vol. 11. Issue 2.
Pages 177-179 (March - April 2005)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 11. Issue 2.
Pages 177-179 (March - April 2005)
AS NOSSAS LEITURAS
Open Access
Características da obstrução das pequenas vias aéreas na DPOC
Visits
6289
J. Hogg, F. Chu, S. Utokaparch, R. Woods, W. Elliott, L. Buzatu, R. Cherniack, R. Rogers, F. Sciurba, H. Coxson, P. Paré
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

Foram estudados 159 doentes, estratificados pelos 5 graus de gravidade do GOLD, provindo de 2 grupos: um grupo de doentes submetidos a ressecção de tumores pulmonares periféricos (100 doentes) e outro (59 doentes), mais grave, que participou no National Emphysema Treatment Trial (NETT).

Para além do FEV1, as pequenas vias aéreas (PVA) inferiores a 2mm foram estudadas em termos de: área luminal máxima, conteúdo luminal, espessura da parede do brônquio, número de vias aéreas inflamadas fundamentalmente verificada no estádio IV (33 no total de 43 doentes).

O número de PVA analisadas foi igual em todos os grupos, assim o comprimento da membrana basal. Foi encontrada uma correlação significativa entre o estadiamento GOLD (FEV1) e o conteúdo luminal, mas essa correlação foi ainda mais significativa com a espessura brônquica total (e também com os compartimentos epitélio, lâmina própria, músculo liso e adventícia, sem diferenças entre eles).

O número de vias aéreas com infiltrados inflamatórios e o número de cada tipo de célula inflamatória aumentou com a gravidade por estádio. No entanto, nos estádios III e IV houve um número muito mais elevado de linfócitos B, CD8 e de folículos linfóides. A análise multivariável revelou que a espessura da parede brônquica foi a que teve a correlação mais forte com a progressão da DPOC.

Na discussão são referidos os seguintes aspectos: - a espessura da parede brônquica é a característica patológica mais associada à progressão da doença, seja por um processo de reparação ou de remodelação - o conteúdo luminal (exsudado inflamatório), o nº de PVA inflamadas e o número de células teve uma associação significativa, mas mais fraca, com a progressão da doença e suas características (infiltração de neutrófilos, macrófagos, eosinófilos e linfócitos B e CD4 e CD8) e número de cada grupo celular (e presença de folículos linfóides).

A idade média foi de 63 a 67 anos, e 39 doentes estavam no estádio 0 e I, 22 no estádio II, 16 no III e 43 no IV.

Em termos de exposição ao tabaco, os doentes tinham entre 40 e 67 UMA, e nos estádios III e IV não havia fumadores activos e tinham cessado há 9 anos. A exposição a corticóides pré-operatório foi

  • – a presença de muco a ocluir as PVA revela que o processo de hipersecreção característico da bronquite crónica também existe nas PVA. Mas dados de outros estudos apontam para que o processo inflamatório possa ser independente nas grandes e nas pequenas vias e para que a progressão da DPOC (FEV1) seja independente da presença de bronquite crónica.

  • – a presença progressivamente aumentada sobretudo de linfócitos B e CD8 (e a associação com folículos linfóides) com a gravidade da doença (estádios III e IV), e não de outros tipos celulares, pode ter a ver com um maior tempo de cessação tabágica e maior exposição a corticóides. Estes aspectos celulares e a presença organizada de folículos linfóides pode estar associada à colonização e infecção bacteriana característica dos graus mais avançados da DPOC. - o aumento da espessura mais superficial à camada muscular (epitelial e sub-epetilial) pode explicar por que é que a presença de hiperreactividade brônquica é um dos melhores preditores do declínio acelerado do FEV1.

  • – a presença aumentada de tecido conjuntivo (fibrose) subepitelial e na adventícia pode contribuir para a obstrução fixa e impedir que as PVA abram adequadamente na inspiração.

Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[Hogg et al., 1968]
J.C. Hogg, P.T. Macklem, W.M. Thurlbeck.
Site and nature of airway obstruction in chronic obstructive lung disease.
N Engl J Med, 278 (1968), pp. 1355-1360
[National Emphysema Treatment Trial Research Group, 2003]
National Emphysema Treatment Trial Research Group.
A randomized trial comparing lung-volume– reduction surgery with medical therapy for severe emphysema.
N Engl J Med, 348 (2003), pp. 2059-2073
[Agustí et al., 2003]
A. Agustí, W. MacNee, K. Donaldson, M. Cosio.
Hypothesis: Does COPD have an autoimmune component?.
Thorax, 58 (2003), pp. 832-834
[Barnes et al., 2004]
P. Barnes.
Small Airways in COPD.
N Engl J Med, 350 (2004), pp. 2635
Copyright © 2005. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?