Journal Information
Vol. 4. Issue 6.
Pages 627-628 (November - December 1998)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 4. Issue 6.
Pages 627-628 (November - December 1998)
Open Access
Broncofibroscopia Flexível e Tomografia Helicoidal Computorizada no diagnóstico do Carcinoma Pulmonar Não de Peq uenas Células
Visits
4524
Ram Cicero*, Jose Luis Criales*, José Lourenço*, Yolanda Saldâna*, Manuel Cardoso*, Catallina Casilhas*, Manuel Francisco Navarro*
* Unidade de Neurologia, Hospital General de Mexico and Facultad de Medicina, U.N.A.M, CT Scanner de Mexico-Mexico.
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

Actualmente a avaliação dos Tumores Pulmonares e as alterações intratorácicas provocadas pelos mesmos pode ser analisada por Tomografia Axial Computorizada e Tomografia Helicoidal Computorizada (THC).

Parece haver uma correlação entre as imagens detectadas pela Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) e as alterações cndoscópicas encontradas por Broncofibroscopia Flexível (BFB).

O objectivo deste trabalho foi demonstrar essa eventual correlação.

Estudaram-se 18 doentes com Carcinoma do Pulmão Não de Pequenas Células (CPNPC). Houve uma boa correlação da Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) e dos aspectos encontrados por Broncofibroscopia Flexível (BFB), nas estenoses intrínsecas ou extrínsecas dos Brônquios Principais (BP) e Brônquios Lobares (BL).

A Tomografa Helicoidal Computorizada (THC) pennite a localização espacial do tumor e visualizar as alterações estruturais circunvizinhas secundánas ao crescimento do tumor. A Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) pennitiu ainda a visualização da árvore brônquica para além da obstrução completa do lúmen brônquico, nos doentes em que não se conseguiu visualizar por broncofibroscopia.

Nos tumores periféricos houve demonstração pela Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) de alterações estruturais da árvore brônquica que por Broncofibroscopia Flexível (BFB) foram consideradas normais.

Nesta série houve uma correlação directa entre a Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) e a Broncofibroscopia Flexível (BFB) em quinze dos dezoito doentes estudados havendo uma sensibilidade de 83% no diagnóstico do tumor por broncofibroscopia.

COMENTÁRIO

A Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) permite faze r o diagnóstico do cancro do pulmão em três dimensões visualizando as alterações estruturais circunvizinhas.

As alterações endoscópicas visualizadas por Broncofibroscopia Flexível (BFB) continuam a ser importantes, pela análise macroscópica das lesões e pela visualização da estrutura anatómica da árvorc brônquica.

A Broncofibroscopia Flexível (BFB) permite ainda recolher material para exame histológico que é de primordial importância para definir estratégia e terapêutica.

A Tomografia Helicoidal Computorizada (THC) conseguindo a visualização da árvore brônquica para além da obstrução do lumen ou brônquio permite-nos definir a melhor estratégia da Laserterapia e da eventual colocação de Próteses Endoluminais, o que é considerado de extrema importância.

Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
G.M. Newmark, D.J. Conces Jr., K.K. Kopecky.
Spiral CT evaluation of the trachea and bronchi.
J Comput Assist Tomogr, 18 (1994), pp. 552-554
[2.]
D.P. Naidich, T.J. Harkjn.
Airways and lung: correlation of CT with fiberoptic bronchoscopy.
Radiology, 197 (1995), pp. 1-12
[3.]
pp. 14-155
[4.]
D.J. Vining, G. Ferreti, D.R. Stelts, D. Ahn, Y. Ge, E.F. Haponik.
Mediastinal lymph mode mapping using spiral CT and three dimensional reconstruction's in-patients with lung cancer: preliminary observations.
J Bronchol, 4 (1997), pp. 18-25
Copyright © 1998. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?