Journal Information
Vol. 11. Issue 2.
Pages 175-176 (March - April 2005)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 11. Issue 2.
Pages 175-176 (March - April 2005)
As Nossas Leituras/Our Readings
Open Access
Aspiração transbrônquica por agulha e tomografia por emissão de positrões no diagnóstico do cancro do pulmão
Visits
4349
Gordon K. Mak, Chitkara Rajinker, George M. Segall, Priscilla S.A. Sarinas
Medical Service, Pulmonary Medicine Section Veterans Affairs Palo Alto Health Care System and Department of Medicine Division of Pulmonary and Critical Care Medicine, Stanford University School of Medicine, Palo Alto.
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

A aspiração transbrônquica por agulha (ATBA) é uma alternativa minimamente invasiva aos procedimentos cirúrgicos para o diagnóstico do envolvimento dos nódulos linfáticos nos doentes com cancro do pulmão. A tomografia por emissão de positrões (TEP) é útil no diagnóstico da actividade metabólica dos nódulos linfáticos aumentados de volume diagnosticados na TAC, assim como no diagnóstico de nódulos extra-pulmonares.

O objectivo do estudo é determinar se a TEP é tão eficaz como a ATBA na avaliação do diagnóstico das adenopatias nos doentes com suspeita de cancro do pulmão. Vinte e quatro doentes com adenopatias diagnosticadas por TAC torácica foram sujeitos a TEP e ATBA e revistos retrospectivamente. A TEP diagnosticou 18 das 20 adenopatias malignas e 3 das 4 adenopatias benignas. Houve um caso falso positivo e dois casos falsos negativos.

A sensibilidade e especificidade diagnóstica foi de 90% e de 75%, sendo os valores preditivos positivos e negativos 94,7% e 60% e a eficácia preditiva global de 87,5%.

A ATBA diagnosticou correctamente 12 das 20 adenopatias malignas e 4 das 4 adenopatias benignas. Houve 8 testes falsos negativos. A sensibilidade e especificidade diagnostica foi de 60% e 100% e os valores preditivos positivos e negativos foram de 100% e 33,3%, sendo a eficácia preditiva global de 66,7%. Os autores observaram que a TEP tem maior sensibilidade e mostra uma maior eficácia em diferenciar as adenopatias malignas das benignas do que a ATBA. A TEP pode oferecer uma alternativa não invasiva na avaliação das adenopatias em doentes com suspeita de cancro do pulmão e um guia útil para melhorar os resultados da ATBA.

Palavras-chave:
Tomografia de emissão de positrões
aspiração transbrônquica por agulha
cancro do pulmão
sensibilidade
especificidade
Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[1.]
K.P. Wang.
Staging of bronchogenic carcinoma by bronchoscopy.
Chest, 106 (1994), pp. 588-593
[2.]
C.S. White, E.A. Weiner, P. Patel, et al.
Transbronchial needle aspiration: guidance with CT fluoroscopy.
Chest, 118 (2000), pp. 1630-1638
[3.]
P.S. Sarinas.
Positron emission tomography in lung cancer.
Curr Opin Pulm Med, 8 (2002), pp. 257-264
[4.]
N.A. Dewan, S.D. Reeb, N.C. Gupta, et al.
PET-FDG imaging and transthoracic needle lung aspiration biopsy in evaluation of pulmonary lesions. A risk –benefit analysis.
Chest, 108 (1995), pp. 441-446
Copyright © 2005. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?